Em meio ao declínio da fé, evangélicos são os religiosos mais fervorosos na Suíça
- 03/07/2025

Uma pesquisa recente revelou que os evangélicos na Suíça estão contrariando o declínio nacional da fé, congregando semanalmente em igrejas e vivendo a crença cristã com fervor.
O relatório “Religiosidade e Espiritualidade na Suíça (2024)”, realizado pelo Escritório Federal de Estatística da Suíça (SFSO) e divulgado no final de junho, apontou que os evangélicos são os mais engajados em sua fé entre os religiosos suíços.
Em 2024, 31% da população suíça eram católicos romanos, 19% protestantes reformados e 6% evangélicos.
Embora ainda sejam minoria, quase 50% dos evangélicos são ativos espiritualmente, enquanto apenas 33% dos católicos suíços são ativos e quase 25% dos protestantes reformados são praticantes.
Os evangélicos também se destacam entre os religiosos que mais participam de cultos e eventos espirituais. Cerca de 30,3% frequentam a igreja pelo menos uma vez por semana.
Engajados na Palavra de Deus
Além disso, o relatório mostrou que os suíços evangélicos são os que mais consomem literatura religiosa, incluindo livros, revistas e artigos na internet.
"O aumento da leitura espiritual é mais forte entre os membros das igrejas evangélicas (21%), os reformados (12%) e os jovens de 15 a 24 anos (13%)", afirmou o estudo.
"A leitura de livros religiosos é mais difundida entre os membros das igrejas evangélicas (45%) e muçulmanos (35%) do que em outras comunidades religiosas”.
Conforme a pesquisa, a leitura de material religioso físico e online aumentou de 13% para 20%, nos últimos 10 anos.
"Estamos muito satisfeitos com o fato das igrejas evangélicas serem mencionadas pela primeira vez no estudo e destacarem da tendência geral da prática religiosa", declarou a Rede Evangélica Suíça (RES), que representa 250 igrejas evangélicas no país, em um comunicado.
“Embora o declínio na fé e na prática religiosa continue, as igrejas evangélicas estão contrariando essa tendência", ressaltou.
Pessoas sem religião aumentaram
Conforme o relatório, o cristianismo continua sendo a religião mais difundida na Suíça, que historicamente é um país cristão.
Entretanto, o número de pessoas sem religião está aumentando e existe uma diversidade de crenças.
Entre os entrevistados do estudo, 51% concordaram que a fé traz benefícios para a sociedade e 50% afirmaram acreditar na vida após a morte.
“É [encorajador] que cerca de 40% da população ore pelo menos uma vez por mês e que a religião e a espiritualidade ainda desempenham um papel importante na vida cotidiana de uma grande proporção da população", comentou a Rede Evangélica Suíça.
O relatório “Religiosidade e Espiritualidade na Suíça” se baseou em dados da Pesquisa de Língua, Religião e Cultura (ELRC), que acontece a cada cinco anos desde 2014.